Bolo inglês sobre forma recém-tirado do forno

Como salvar a receita se o gás acabar

Uma das coincidências que mais chateiam as pessoas é quando o gás acaba justo no momento em que você coloca o arroz no fogo ou um bolo no forno. Além de esperar a troca, o risco de perder a receita e ter que começar a receita do zero é motivo de preocupação.

A boa notícia é que, se você tem microondas ou airfryer em casa, você consegue evitar o desperdício e terminar de cozinhar. Seguindo algumas dicas, você mantém o sabor e a textura, sem nenhum prejuízo!

A Útil Gás te conta alguns segredos para você não perder tempo enquanto espera a chegada do seu novo botijão.

Como funciona o consumo do gás de cozinha?

O consumo do gás de cozinha é baseado no tempo de uso do botijão e na potência dos eletrodomésticos a gás utilizados. Justamente por esse motivo, é normal que ele acabe na hora em que está sendo preparada a ceia de natal ou um jantar para receber amigos.

Para calcular o gasto de gás em determinado período, é necessário levar em consideração a capacidade do botijão e a quantidade de gás consumida por hora pelos aparelhos a gás.

Dessa forma, é possível estimar o consumo de gás e planejar sua reposição.

Além disso, algumas ações podem ajudar a economizar gás de cozinha, como regular corretamente o fogo dos queimadores, utilizar panelas adequadas ao tamanho das chamas, evitar abrir e fechar constantemente o forno e manter a manutenção dos equipamentos em dia.

Mesmo tomando todos os cuidados para economizar, é importante ter em mente que, eventualmente, o seu gás vai acabar. Mas não se preocupe, peça no Whatsapp da Útil Gás e em alguns minutos nós chegaremos até você!

Como salvar uma receita se o gás acabar bem na hora?

Pode parecer desesperador, principalmente se você estiver fazendo uma quantidade maior de comida para receber visitas, ou estiver fazendo algo para vender. Mas, como hoje a maioria das pessoas têm vários eletrodomésticos, a receita não será perdida. É hora de colocar o micro-ondas e a airfryer para funcionar!

Vamos começar falando do arroz.

Como salvar o arroz se o gás acabar?

No caso do arroz, é muito fácil! Se você já tiver começado a receita, você pode esperar a troca de gás, ou passar o conteúdo da panela para um recipiente que pode ir ao micro-ondas.

Faça pequenos ciclos de 3 minutos e, ao fim desse tempo, confira se já está cozido ou precisa de um pouco mais de tempo. O mesmo vale para o feijão e batata.

Caso você ainda não tenha começado a cozinhar, você pode fazer o cozimento completo no micro-ondas. Adicione o alho, óleo, arroz, sal e água em uma vasilha, e use a dica dos três minutos. O tempo de cozimento vai variar segundo a potência, o tamanho e a marca do seu eletrodoméstico.

Você também pode cozinhar o feijão assim, colocando junto com os outros ingredientes em um recipiente e vigiando o ponto de cozimento a cada três minutos.

Já a batata e outros legumes podem ir tanto para o micro-ondas quanto para a airfryer. Se você optar pela segunda opção, coloque em um cesto de silicone ou direto no cesto do eletrodoméstico, e administre o tempo, conferindo se já está no ponto certo.

Para deixar a batata ou a mandioca mais crocante, é interessante deixar cozinhar primeiro um pouco no micro-ondas. Provavelmente, o tempo de espera do botijão será suficiente para a sua comida ficar pronta. Mantenha o alimento dentro do eletrodoméstico para deixar quentinho enquanto seu gás é trocado.

Como salvar um bolo quando o gás acaba

O maior desafio de quem cozinha é tentar recuperar um bolo quando o gás acaba. Antes de jogar a sua massa fora, avalie em qual estágio o seu bolo está e veja as dicas sobre o que você pode fazer para não desperdiçá-lo.

  1. Se você já fez a massa, mas ainda não colocou o forno, o cenário é muito positivo para a sua receita. Nessa fase, o cozimento ainda não foi iniciado, a única reação é que o fermento já começou a liberação de gás carbônico. Então, coloque o recipiente com a massa na geladeira para retardar esse processo de liberação. Assim que o gás for trocado, pré-aqueça o forno a 180° e leve para assar normalmente.

  2. O bolo já começou a encher a casa com aquele cheirinho gostoso e o gás acabou? A primeira coisa a fazer é avisar para que ninguém abra a tampa do forno. Se a previsão de chegada for de até 30 minutos, quando for trocado, você pode religar normalmente o forno e esperar ficar pronto. Observe o crescimento dele e faça o teste do palito para saber se está cozido. Mais um motivo para ligar para a Útil Gás, pois você receberá seu novo botijão em 20 minutinhos!

  3. Caso o bolo tenha ficado no forno de 10 a 25 minutos, ele provavelmente já terá se desenvolvido, então você pode usar o seu micro-ondas. Se você estiver usando uma forma metálica, corte o bolo e transfira para um recipiente que pode ir ao micro-ondas, como um refratário ou uma forma de silicone, e termine de assar. Coloque 5 minutos e faça o teste do palito, e se ainda não estiver pronto, repita o processo. Se você já estiver usando um refratário ou forma de silicone, é só colocar direto e observar. Cuidado para não se queimar na hora de tirar!

  4. Mas, e se o bolo ainda estiver cru, depois de algum tempo assando? Você pode retirar do forno e colocar de volta depois que o gás voltar. Tome os seguintes cuidados: cubra a forma com papel alumínio, diminua a temperatura do forno para 150° e deixe assar por mais ou menos dez minutos, ou até perceber que está pronto. No caso de um bolo que ficou tempo suficiente e não assou, coloque a forma tampada com papel alumínio em banho-maria, e deixe assar no forno por mais uns 15 minutos a 150°.

  5. Se, mesmo com todas essas dicas, o bolo der errado, não crescer o suficiente, ficar solado ou não dourar, você ainda pode reaproveitar. Faça um brigadeiro e monte um bolo no pote ou tente fazer uma cobertura bem saborosa para colocar por cima.

Compensa cozinhar no micro-ondas ou na airfryer, em vez de usar o forno?

O cálculo para descobrir se é mais econômico usar gás elétrico, micro-ondas ou airfryer, não é nada simples. Existem muitas variáveis, mas certamente o maior prejuízo é do tempo, já que só é possível cozinhar um único alimento por vez.

Sendo assim, tanto a airfryer são opções práticas quando o gás acaba ou para fazer uma receita mais simples, porém o fogão segue sendo a melhor alternativa.

A Útil Gás é sua parceira na cozinha e está sempre pronta para trocar o seu gás, reduzindo prejuízo no preparo das refeições.

Ligue ou mande mensagem